14 de janeiro de 2010

Instituições Sustentáveis

Há uma década o mundo se uniu para um esforço de 15 anos de combate à pobreza, fome e doenças. Em 2010 é necessário que o mundo corporativo foque em ações que ajudem a sociedade como um todo a atingir as Metas do Milênio, estabelecidas pelas Nações Unidas. O desenvolvimento sustentável da economia é a saída para o ano que acaba de nascer.
Segundo o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, o tema sustentabilidade deverá ter sete prioridades estratégicas estabelecidas para a ONU neste ano, entre elas também está o pacto sobre mudanças climáticas - discutidas na Conferência de Copenhague, que foi relatada e postada em (http://mixideias.blogspot.com/).

Instituições Sustentáveis; Em 2010 as cidades podem se caracterizar como pólos de geração de renda sustentáveis com projetos e ações empreendedoras legais.É pertinente ressaltar o reforço da necessidade de ampliar as parcerias entre governos e empresas. As Parcerias Público-Privadas (PPPs) é uma maneira viável de introduzir soluções de eficiência econômica e social. A discussão da sustentabilidade nas cidades passa por assuntos tão diversos quanto governança, planejamento, infra-estrutura, transporte, emprego, tecnologia, cultura, desenvolvimento comunitário, meio ambiente, saúde e segurança. No entanto, os sistemas de governança não têm evoluído no mesmo ritmo em que avançam os limites das regiões urbanas e as atividades econômicas. As cidades não só estão maiores, como também mais interdependentes, o que acaba por exigir estruturas descentralizadas. “A cidade sustentável não pode ser gerida por modelos macros, mas sim por meio de estruturas descentralizadas que proporcionem, por exemplo, a gestão regional dos mananciais de água urbanos e a geração de energia localmente, minimizando impactos e conferindo maior autonomia às cidades”, ressalta Maurício Waldman, geógrafo e sociólogo da Universidade de São Paulo (USP).

Esperança; Há um ano, a economia mundial estava em queda livre. Hoje o cenário é muito diferente, os mercados econômicos estão em recuperação e crescimento. Há alta especialmente em países desenvolvidos. Com o panorama de pós-crise econômica em passos lentos ainda existe centenas de milhares de pessoas no mundo em busca de trabalho e meios de subsistência.

Prioridades; O investimento no desenvolvimento sustentável é crucial para a sociedade, tal ação torna possível simultaneamente o crescimento global e o respeito ao meio ambiente.

Áreas-chave para uma nova economia institucional sustentável; Novas tendências de mercado são relatadas por estudos da GlobeScan, MRC Mclean Hazel e Siemens; que mostram as seguintes áreas-chave para o desenvolvimento sustentável das cidades.

Transporte / Energia / Abastecimento de Água e Gestão de Resíduos / Saúde / Segurança

Transporte; Forte ênfase na solução de transporte coletivo.

Energia; Relevância na tomada de decisões e energias renováveis na crista da onda.

Abastecimento de água e gestão de resíduos; Reutilização da água e maior participação do setor privado na gestão de recursos hídricos.

Saúde; Ênfase em soluções preventivas.

Segurança; Abordagem pró-ativa de segurança.

Texto by. Clayton Fernandes.

Nenhum comentário: