Em tempos incertos para os negócios no mundo todo. Se uma reflexão estratégica sempre foi importante para as empresas, atualmente são vários os fatores que fazem com que se tenha tornado a visão de marketing imprescindível a qualquer negócio, ou produto. O aumento da exigência dos clientes e a sua pouca fidelização, assim como o clima de crises econômicas são só alguns exemplos. É assim essencial dar muita atenção à análise da empresa no seu meio envolvente. Basicamente, uma análise SWOT permite fazer isto mesmo.
SWOT - foi desenvolvido por Kenneth Andrews e Roland Christensen, dois professores da Harvard Business School, nos Estados Unidos.
O termo SWOT resulta da conjugação das iniciais das palavras anglo-saxônicas Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
Assim, a análise SWOT corresponde à identificação por parte de uma organização e de forma integrada dos principais aspectos que caracterizam a sua posição estratégica num determinado momento, tanto a nível interno como externo (forma como a organização se relaciona com o seu meio envolvente).
Essa matriz também é conhecida como Análise FOFA, significando as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.
A análise SWOT deve ser feita e interpretada de forma integrada, conjugando os elementos da análise interna e externa, por forma a que o diagnóstico de que dela resulta seja viável e constitua uma fonte de informação e suporte adequada às necessidades da gestão estratégica, que se ocupa das decisões que vão no fundo delinear o futuro a médio e longo prazo da organização e seus produtos. By Ton.
Nenhum comentário:
Postar um comentário