19 de janeiro de 2009

Programa Tear

A interação sustentável em rede de empresas-âncora que compõem os sete setores estratégicos da economia: açúcar e álcool, construção civil, energia elétrica, mineração, petróleo e gás, siderurgia e varejo; com sua cadeia produtiva (Pequenas e Médias Empresas (PMEs) - Stakeholders, fornecedores e prestadores de serviços) promove novas relações institucionais através da gestão ética, da transparência organizacional e da disseminação e tecelagem de práticas de responsabilidade social.

O Programa Tear, Tecendo Redes Sustentáveis, que tem promoção do Fundo Multilateral de Investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), integra empresas de porte expressivo e com participação no Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Tais corporações lideram o ranking dos setores em que atuam e possuem grande poder de influência em suas cadeias de valor. Para a implantação da rede, cada empresa selecionou de 15 a 20 PMEs entre seus fornecedores e clientes, para incorporar e ampliar uma gestão socialmente responsável.

Além das empresas-âncora, o programa tecendo redes sustentáveis dispõe de parceiros que têm o papel de contribuir na divulgação da metodologia para outras empresas e cadeia de valor ligadas ao mesmo setor ou região. Portanto se cria uma rede de integração com efeito multiplicador comprovado. Com essa fórmula, surgiram os agentes de indução que transmitem conhecimento a todos os interessados. Essas induções têm grande valor, visto que têm alcance nacional e partem dos grandes centros de direção às PMEs situadas no interior do País. Uma economia sustentável, com satisfação corporativa e atendimento às comunidades no entorno das empresas, sejam elas de qualquer porte, significa satisfação geral e, principalmente, desenvolvimento regional e nacional.

As pequenas empresas beneficiárias de consultorias provenientes das grandes companhias recebem através do Tear importantes ferramentas de trabalhos como; Responsabilidade Social Empresarial (RSE) nos processos gerenciais e nas cadeias de valor, critérios essenciais de responsabilidade social empresarial, metodologia Tear de trabalho em cadeia de valor e pesquisa nacional sobre práticas de Responsabilidade Social Empresarial.

O cumprimento da legislação trabalhista, previdenciária e fiscal é requisito das empresas de porte para a participação das PMEs junto ao Programa Tecendo Redes Sustentáveis. Ainda entre as empresas âncoras existe o compartilhamento de experiências e apresentação de práticas efetivas, além de elaboração e validação de planos de ação entre as mesmas, no processo de disseminação da responsabilidade social em sua cadeia de valor, ampliando assim as oportunidades de mercado das PMEs signatárias do Tear, induzindo-as por sua vez a adoção de novas metodologias em sua cadeia produtiva.

Os resultados junto a cadeia produtiva das PMEs implicam em: - Inserção de Responsabilidade Social, Aplicação dos Indicadores Sociais do Instituto Ethos (líder nacional do Programa Tear), Aprimoramento da Gestão Sustentável – Missão, Visão e Valores, Planejamento e Implantação de Ações Internas, Mobilização de Funcionários e Colaboradores, além do envolvimento dos clientes diretos da cadeia de produção das Pequenas e Médias Empresas.

Treinamento em Direitos Humanos e Responsabilidade Social são ações que o programa desenvolve com um processo de capacitação que engloba seminários, formação e capacitação de multiplicadores entre os profissionais de todos os braços que compõem a estrutura organizacional das PMEs.
By. Clayton Fernandes

Nenhum comentário: