7 de outubro de 2010

Arquitetura verde!

No Brasil, entre os setores da economia, a construção civil está tendo um aumento significativo nos pedidos de certificação sustentável, principalmente por compradores jovens que estão adquirindo imóveis verdes na cidade de São Paulo.

Em 2007, por exemplo, na construção civil existia apenas um edifício certificado no país, a agência do banco ABN Amro situada em Cotia – SP. De meados de 2009 pra cá esse número ultrapassa a casa dos 50 pedidos de certificação verde, ou sustentável pelo Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), item esse desenvolvido pelo U.S. Green Building Council (USGBC). Além do certificado americano há também o certificado Aqua (Alta Qualidade Ambiental), que adapta normas técnicas de sustentabilidade da França à realidade da construção civil do Brasil. A certificação dá credibilidade aos novos empreendimentos.

Economia & conservação ambiental


No edifício sustentável o consumo de:

* energia é, em média, 30% menor;
* água de 30 a 50%;
* resíduos de 50 a 90%;
* emissão de dióxido de carbono, de 35%.


O desenvolvimento sustentável é o meio para conjugar o crescimento econômico com a redução das desigualdades sociais e a degradação do meio ambiente. Hoje, jovens que residem nos grandes centros urbanos estão buscando sintonia em ações que gerem resultados de práticas sustentáveis.

Nenhum comentário: