Após a crise internacional de 2008 os setor de bens de capitais vem retomando espaço no mercado e prova disso é o aumento dos índices de empregabilidade na indústria. A Fiesp - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo informa que apesar das perdas sazonais de novembro e dezembro, setor de transformação encerrou o ano com melhor desempenho desde 2006.
A indústria paulista de transformação terminou o ano de 2010 com 114 mil vagas a mais (4,74%) em relação ao ano anterior. O número ficou dentro do esperado pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp/Ciesp. O desempenho de 2010 superou o número de empregos criados pela indústria em 2007 (4,56%), até então o melhor ano da série histórica da pesquisa, iniciada em 2006.
Em dezembro, a indústria eliminou 60.500 postos de trabalho (-2,34%) no estado de São Paulo, o que é considerado normal para o período – a variação com ajuste sazonal ficou em 0,94%. Parte das demissões (mais de 24 mil) ocorreu em função da entressafra no setor de açúcar e álcool, e o restante nos demais setores da indústria.
Os números mostram que o Brasil está no caminho do processo de desenvolvimento acelerado, que os PAC´s da gestão Dilma Rousseff faça a diferença no setor de infraestrutura, importante gargalo a ser resolvido num país de dimensões continentais como o Brasil. Fonte gráfico IBGE. By. Clayton Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário